terça-feira, 30 de setembro de 2008


O Movimento Cultura Livre não tem fins lucrativos ou políticos.Tem simplesmente, por finalidade, ser um movimento de resistência à lógica do captalismo (quando mal empregada) que não se contenta em possuir e manipular tudo que envolve atividades artísticas, quer também dominar os últimos espaços que deveriam ser destinados à pessoas que se dedicam à cultura das artes de rua por esse Brasil a fora. O movimento se destina à todas as pessoas que produzem, consomem, gastam e estão envolvidas com arte e com liberdade de expressão. O movimento não é prioridade de uma única pessoa ou entidade. Não está ligado a atos de violência ou acusaçôes sem fundamentos, podendo ser exercido por qualquer pessoa ou grupo de qualquer esquina, praça, escola; em SP ou em qualquer lugar do Brasil. A forma de ação é a resistência à mesmice e à castração da liberdade de expressão e atividades culturais, cobrando de autoridades competentes ações que possam mudar essa realidade. Lembrando que o direito ao trabalho de quem lida com arte já é assegurado pela constituiçaõ e deveria ser cumprido. Chega de discursos e tanta retórica; é preciso ação e prática. Outra forma de ação é a conscientização das pessoas, elaboração de projetos, trocas de informação, etc. Qualquer ação que fuja destas apontadas no manifesto, contrárias ao direito democrático, não pertence a este movimento

brinco







camiseta


sandália







tricô











anel / colar
















abaixo assinado




Felizmente, a maior parte dos cidadãos sabe que artesão trabalhando significa menos desempregados nas ruas da cidade. Desempregados nas ruas da cidade significa maior potecial para a criminalidade

Se não podemos ganhar dinheiro com nosso próprio trabalho, teremos que fazer arte por hobbie e trabalhar para os outros ?! Isso não é hobbie, não! Isso é trabalho sério e cansativo.Temos nosso trampo. Vendemos para lojistas. Lojas vendem para o povo. O povo paga dez vezes mais do que vendemos. Somos o povo, não podemos aceitar esta exploração. Ninguém é melhor que nínguém.

A Constituição brasileira deixa bem claro que todo artista tem o direito de expôr sua arte em qualquerl ugar do território nacional. Só há um pequeno detalhe que nos atrapalha um pouco: não podemos comercializar nossos trabalhos. Infelizmente, o banco, a padaria, o mercado, as companhias de nescessidades básica, os postos de gasolina, os hospitais,........não aceitam camisetas ou anéis ou colares ou bolsas ou saias.......como forma de pagamento.
Será que isso é alguma piada?

turismo internacional


Está mais do que claro que o artesanato promove o turismo interno e externo. Já está mais do que na hora dos artesãos serem reconhecidos como sérios trabalhadores e importante fator na geração de renda do país.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

fale conosco

contato_mcl@yahoo.com.br
escritório improvisado para recolhimento de assinaturas e informação

foto entrevista




foto -


foto


projeto de lei

O Projeto é de número 799/05

escritório


salve o artesão


loja fechada

Somos expositores da Teodoro Sampaio no quarteirão da João Moura e Benedito Calixto.Todo sábado estamos lá o dia inteiro com nossos artesanatos. Porém , por quatro fins de semanados meses de Setembro e Outubro, fomos recebidos com um paredão de polícia e fiscais da prefeitura. Tudo isto para nós. Para nós não trabalharmos. Fomos todos os sábados do mesmo jeito que sempre fomos, mas sem artesanato e sem trabalho. Aproveitamos para informar o pessoal que por lá passava procurando as barraquinhas e a diverção que sempre esteve naquela calçada. Sem o artesanato, a calçada ficou triste, vazia, feia, com aquele monte de policiais fardados perdendo seus sábados mais uma vez. Recolhemos assinaturas, apresentamos nosso projeto de lei para regulamentar o artesanato na cidade e lamentamos as contas vencendo sem o dinheiro para pagá-las.